Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações, sob enfoque de Saúde Pública é o objetivo principal deste Blog, o qual é produzido no LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados pois, de um lado, são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios e, de outro lado, são temas que envolvem poderosas influências de marketing, com alegações nem sempre cientificamente comprovadas. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

Além dos trabalhos dos alunos de Química Bromatológica e das pesquisas dos bolsistas do Grupo PET, o Blog também apresenta reportagens e notícias selecionadas, a legislação pertinente bem como artigos técnicos e informações diversas sobre o tema.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ménone (80d-86c)
Diálogos de Platão








Platão (427-347 a.C.), filósofo ateniense e discípulo de Sócrates, escreveu parte de seu pensamento em seus Diálogos Socráticos.


Link para o texto:

http://docs.google.com/View?id=dfcrp8hc_225g8qcs8dg


Um comentário:

Malane Milheiro disse...

Este diálogo em particular se enquadra perfeitamente no contexto do PET, dialogando sobre o conhecimento prévio da alma, ao afirmar que toda alma tem conhecimento prévio e que quando questionamos uma pessoa, esta pode chegar a algumas conclusões sozinha, mas certamente não recordará todos seus conhecimentos e assim passará a ter noção do quanto ignorante era em determinado assunto, e tendo conhecimento de sua ignorância ficaria então motivada a buscar o conhecimento que já não está tão fresco em sua alma.
Logo, o diálogo trata do que é feito no PET, "um ambiente de aprendizado dinâmico, sob orientação tutorial, estimula-se nos alunos a capacidade de resolver problemas, despertando o pensamento crítico."
Sócrates já tinha tal idéia, o que busca-se no PET é despertar o conhecimento, despertar ” o gosto” pelo conhecimento. Realmente um texto muito interessante.