Aula Final de METODOLOGIA CIENTÍFICA
disciplina para calouros da Graduação em Farmácia da UFRJ.
Os alunos, antes e em dupla, elaboraram um Projeto de Pesquisa, imaginando o tema, o recorte, a pergunta, a hipótese... e recebendo orientações acadêmicas sobre Metodologia Científica
e sobre como elaborar tal Projeto.
Nesta aula final, o exercício é então repetido, agora individualmente, em tempo real,
com o professor oferendo três temas, para que cada aluno eleja um recorte, um sub-recorte,
formule uma indagação, estabeleça uma hipótese, delineie um conjunto de variáveis, de indicadores e, claro, algum método - qualitativo ou quantitativo - para testar a hipótese e, assim,
produzir o esboço de um segundo projeto de pesquisa.
Com isso, se pretende dar início ao processo de criação do projeto de TCC,
a ser elaborado no final da Graduação. E, em especial, se pretende contribuir para que,
ao longo dos próximos três anos, o aluno seja um observador de fenômenos, um indagador
e construa saberes com autonomia, privilegiando e respeitando os rigores do... "Método Científico".
E´ certo que precisamos melhorar ainda muito essa metodologia de ensino, capacitação e treinamento. Mas o eixo está consolidado.
E é um dos legados deixados, no LabConsS - Laboratório de Consumo & Saúde -
pelo PET, Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário