Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações, sob enfoque de Saúde Pública é o objetivo principal deste Blog, o qual é produzido no LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados pois, de um lado, são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios e, de outro lado, são temas que envolvem poderosas influências de marketing, com alegações nem sempre cientificamente comprovadas. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

Além dos trabalhos dos alunos de Química Bromatológica e das pesquisas dos bolsistas do Grupo PET, o Blog também apresenta reportagens e notícias selecionadas, a legislação pertinente bem como artigos técnicos e informações diversas sobre o tema.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Metodologia Científica - a prova final



Aula Final de METODOLOGIA CIENTÍFICA
 disciplina para calouros da Graduação em Farmácia da UFRJ. 


Os alunos, antes e em dupla, elaboraram um Projeto de Pesquisa, imaginando o tema, o recorte, a pergunta, a hipótese... e recebendo orientações acadêmicas sobre Metodologia Científica 
e sobre como elaborar tal Projeto.

Nesta aula final, o exercício é então repetido, agora individualmente, em tempo real, 
com o professor oferendo três temas, para que cada aluno eleja um recorte, um sub-recorte, 
formule uma indagação, estabeleça uma hipótese, delineie um conjunto de variáveis, de indicadores e, claro, algum método - qualitativo ou quantitativo - para testar a hipótese e, assim, 
produzir o esboço de um segundo projeto de pesquisa. 

Com isso, se pretende dar início ao processo de criação do projeto de TCC, 
a ser elaborado no final da Graduação. E, em especial, se pretende contribuir para que, 
ao longo dos próximos três anos, o aluno seja um observador de fenômenos, um indagador 
e construa saberes com autonomia, privilegiando e respeitando os rigores do... "Método Científico". 

E´ certo que precisamos melhorar ainda muito essa metodologia de ensino, capacitação e treinamento. Mas o eixo está consolidado. 
E é um dos legados deixados, no LabConsS - Laboratório de Consumo & Saúde - 
pelo PET, Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Nenhum comentário: