Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações, sob enfoque de Saúde Pública é o objetivo principal deste Blog, o qual é produzido no LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados pois, de um lado, são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios e, de outro lado, são temas que envolvem poderosas influências de marketing, com alegações nem sempre cientificamente comprovadas. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

Além dos trabalhos dos alunos de Química Bromatológica e das pesquisas dos bolsistas do Grupo PET, o Blog também apresenta reportagens e notícias selecionadas, a legislação pertinente bem como artigos técnicos e informações diversas sobre o tema.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Entrevistas e Questionários

Leia o texto clicando aqui:

http://docs.google.com/View?id=dfcrp8hc_229hfxqc3gc

Um comentário:

Malane Milheiro disse...

Este texto explica e também serve como guia para se formular um questionário para uma pesquisa, desde que entrei na UFRJ ouço professores falarem sobre regras e condutas de um questionário deste tipo, e dos seus diferentes tipos de abordagem, existem os que são mais rígidos e mais fáceis de serem analisados, com respostas pré-definidas, como uma prova objetiva, em compensação perdem-se dados, ou “emoções”, como diz a autora, e outros onde o entrevistado tem o direito de responder textos corridos, o que dificulta a organização das respostas em grupos e dificulta também a análise da veracidade das respostas, dependendo do que o pesquisador tenha em mente ele quem deve optar pelo modelo mais adequado.


O único ponto que me deixa curiosa é o que diz respeito ao anonimato, aparentemente todos sabem que o anonimato é um dos pré-requisitos deste tipo de pesquisa, mas por várias vezes fui parada na própria cidade universitária onde fui confrontada com questionários onde pediam meu nome, telefone... Só faltavam pedir meu CPF e RG, não vou criticar o autor destes questionários, mas me senti bastante desconfortável e recusei responder por várias vezes, talvez por este pensamento do anonimato ter sido inserido no meu modo de pensar ao longo desses anos.

Acredito que tais pessoas deveriam ler este texto para fazer questionários menos incômodos.