Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações, sob enfoque de Saúde Pública é o objetivo principal deste Blog, o qual é produzido no LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados pois, de um lado, são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios e, de outro lado, são temas que envolvem poderosas influências de marketing, com alegações nem sempre cientificamente comprovadas. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

Além dos trabalhos dos alunos de Química Bromatológica e das pesquisas dos bolsistas do Grupo PET, o Blog também apresenta reportagens e notícias selecionadas, a legislação pertinente bem como artigos técnicos e informações diversas sobre o tema.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Por uma leitura crítica da ciência

Acesse o texto aqui:

http://docs.google.com/View?id=dfcrp8hc_227hb4xqpcg

Um comentário:

Malane Milheiro disse...

No texto a autora chama atenção para livros que tem o objetivo de transmitir a ciência para aqueles que não são cientistas, citando vários exemplos ela tenta passar a importância de uma comunicação mais simples na tentativa de atrair olhares menos experientes sobre o assunto, o que eu penso ser muito importante, uso-me de exemplo, quando criança fui criada assistindo TVE e TV Cultura, ao contrário da maioria das crianças que viam Xuxa, minha mãe tinha uma visão diferenciada, acabou que eu “tomei gosto” por esse tipo de programa, e um pouco mais velha até hoje em dia a minha TV ou está no Discovery, ou no History, ou na NatGeo ou no Animal Planet, o que eu quero dizer é que se pode fazer uma criança “tomar gosto” pela ciência, pelo conhecimento, mas não falando termos técnicos, usando analogias é uma boa maneira, apesar de algumas críticas, este pode ser o pontapé inicial. Não digo que quem viu Xuxa não goste de ciência, apenas digo que este pode ser um dos fatores influenciadores.

Mas como todo texto, seja ele científico ou político, ou de qualquer assunto, sempre se deve ler e ponderar, leitura crítica é fundamental, pois “se querem me vender o peixe, que pelo menos saibam negociar”.